Little Fires Everywhere - Celeste Ng
5:40 da tarde
Em Shaker Heights, um subúrbio plácido e progressista de Cleveland, tudo é planeado ao pormenor - do layout das estradas sinuosas às cores das casas e às vidas de sucesso que seus residentes. E ninguém incorpora esse espírito melhor do que Elena Richardson, cujo princípio é seguir as regras.
Entra Mia Warren - uma artista enigmática e mãe solteira - que chega a esta bolha idílica com a filha adolescente Pearl e aluga uma casa dos Richardsons. Mia e Pearl tornam-se mais do que inquilinas: todos os quatro filhos de Richardson são atraídos pelo par. Mas Mia carrega consigo um passado misterioso e um desprezo pelo status quo que ameaça derrubar esta comunidade cuidadosamente organizada.
Quando velhos amigos da família dos Richardsons tentam adoptar um bebé sino-americano, uma batalha pela custódia irrompe que divide dramaticamente a cidade - e coloca Mia e Elena em lados opostos. Suspeitando de Mia e de seus motivos, Elena está determinada a descobrir os segredos do passado de Mia. Mas a sua obsessão terá um custo inesperado e devastador.
Little Fires Everywhere explora o peso dos segredos, a natureza da arte e da identidade e a atracção feroz da maternidade - e o perigo de acreditar que seguir as regras pode evitar desastres.
Opinião:
Vou ser sincera, este livro não me cativou no começo e cheguei a pensar que ia desistir da leitura. No entanto, a semana que passou não foi muito produtiva em termos de qualquer outra coisa que não fosse esta leitura. Isto porque, se me custou iniciar o livro, não me custou terminar.
Sometimes you need to scorch everything to the ground, and start over. After the burning the soil is richer, and new things can grow. People are like that, too. They start over. They find a way.
Little Fires Everywhere foi a minha primeira leitura de Celeste Ng e confesso que fui amplamente influenciada pela comunidade do Instagram para adquirir o audiobook (já agora, se ainda não me seguem no Instagram, estejam à vontade para o fazer aqui.). Mas ele ficou na minha biblioteca virtual durante quase um ano porque sempre que decidia ler, acabava por pegar noutro. É um início lento, mas acho que é uma boa leitura e hoje estou muito contente por a ter terminado. E por ter gostado.
One had followed the rules, and one had not. But the problem with
rules... was that they implied a right way and a wrong way to do things.
When, in fact, most of the time they were simply ways, none of them
quite wrong or quite right, and nothing to tell you for sure what side
of the line you stood on
Penso que o forte de Celeste Ng e deste livro é a forma como as personagens estão bem delineadas, cada uma com a sua personalidade bem demarcada e isso é algo difícil de conseguir em especial num livro com tantas personagens.
It bothers you, doesn’t it?” Mia said suddenly. “I think you can’t
imagine. Why anyone would choose a different life from the one you’ve
got. Why anyone might want something other than a big house with a big
lawn, a fancy car, a job in an office. Why anyone would choose anything
different than what you’d choose.
Por outro lado, a escrita de Ng é cuidada, interessante e clara; o que torna a história fácil de seguir. São abordados vários temas sem que o leitor sinta a necessidade de parar para digerir: a hipocrisia que se vive nas pequenas cidades e bairros, os segredos infelizes que muitas famílias escondem por detrás de sorrisos perfeitos, a diferença entre classes e raças, a falsa moralidade e muito mais. A tensão entre as personagens é crescente e de forma credível, o que é mais um ponto a favor desta narrativa. No final, é muito difícil escolher um lado porque, tal como acontece na vida real, todas as personagens têm telhados de vidro e ninguém é totalmente inocente nas suas acções para com o próximo.
Most of the time, everyone deserves more than one chance. We all do things we regret now and then. You just have to carry them with you.
Recebeu cinco estrelas no Goodreads e agora estou decidida a ver a série da Hulu baseada no livro e que conta com a participação de Kerry Washington e Reese Whitherspoon.
Rules existed for a reason: if you followed them, you would succeed; if you didn't, you might burn the world to the ground.
Alguém leu ou está a ponderar ler?
Boas leituras!
9 comentários
É um dos livros que tenho em lista de espera!
ResponderEliminarAcho que vais gostar!
EliminarEste comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarNão compreendi a necessidade do comentário a insultar os portugueses, e sendo eu portuguesa, suponho que o insulto me era dirigido. Já agora, o facto de ser feito como anónimo, demonstra o carácter da pessoa por detrás do mesmo. Qualquer comentário deste género será eliminado.
EliminarNão o li, mas fez uma boa abordagem ao tema do livro.
ResponderEliminarObrigada pelas palavras deixadas no meu "Ortografia". Passarei aqui outras vezes.
ResponderEliminarMuita saúde.
Um beijo.
Favorece mucho que haya tensión y que la historia sea fácil de seguir y digerible. Gran review, saludos desde El Blog de Boris Estebitan.
ResponderEliminarCom um apelido desses tem que ser destas bandas.
ResponderEliminarEstou visitando o seu blog para conhecer e agradecer o seu carinhoso comentário deixado na minha página. Voltarei mais vezes aqui.
ResponderEliminarUm beijo!