Breakfast at Tiffany's - Truman Capote

11:14 da manhã

Não foi a primeira leitura de 2019, mas foi a primeira leitura do ano a receber cinco estrelas no Goodreads, daí que seja aquela que quero destacar dentro deste mês de Janeiro. Até porque para este ano desejo explorar no blog a Literatura de 5 estrelas, aquela cuja escrita me arrepia e a história me prende.

Leave it to me: I'm always top banana in the shock department.

Nunca vi o filme, apesar da imagem icónica de Audrey Hepburn ter sido imortalizada no mesmo. Está na lista de filmes a ver, apesar de já ter espreitado o trailer e ter ficado com a impressão de que a história acaba por fugir do original e ser romantizada, Hollywood Style.

It should take you about four seconds to walk from here to the door. I'll give you two.

Holiday "Holly" Golightly é uma pérola da sociedade nova iorquina dos anos 40 - bonita, confiante, sedutora mas também um pouco ingénua no seu desejo de ser actriz, por debaixo dos óculos de sol com lentes de leitura e com os dedos prontos a percorrerem os trastes da guitarra por umas horas, à janela, acompanhada de um gato sem nome. 

Reading dreams. That's what started her walking down the road. Every day she'd walk a little further: a mile, and come home. Two miles, and come home. One day she just kept on.

Capote pinta um retrato real de uma mulher que pode ter tudo o que deseja mas que o receio de ser encurralada numa vida de arrependimento a impede de seguir em frente e, por isso mesmo, anda às voltas pela vida, jantando com um homem esta noite, dormindo com outro na outra, sempre sem as chaves de casa e de cigarro pronto a ser aceso por entre galanteios num francês arranhado.  

I'm very scared, Buster. Yes, at last. Because it could go on forever. Not knowing what's yours until you've thrown it away.

Truman Capote é um homem de poucas palavras, mas com um requinte brilhante no uso das mesmas e sem dúvida que irei pegar em mais livros do autor. Enquanto lia a aventura de "Fred" e Holly, fui levada para uma atmosfera onde respirei as memórias de outras leituras favoritas - The Great Gatsby com ténues pinceladas de On the Road. Vá-se lá perceber os átomos que unem cérebros literários.

I don't mean I'd mind being rich and famous. That's very much on my schedule, and someday I'll try to get around to it; but if it happens, I'd like to have my ego tagging along. I want to still be me when I wake up one fine morning and have breakfast at Tiffany's.

You Might Also Like

0 comentários

Instagram

Subscribe