My Grandmother Sends Her Regards and Apologises - Fredrik Backman

12:30 da tarde

 

Título:  My Grandmother Sends Her Regards and Apologises | A minha Avó pede desculpa

Autor: Fredrick Backma

Edição Portuguesa: Porto Editora
Adquirir: Bertrand Livreiros | Wook  (links afiliados)

 

★★★

 

Com Agosto a chegar ao fim, preparo-me para pôr as opiniões em dia aqui no blog e no Goodreads - trabalhar em Hotelaria no Algarve não perdoa quando se entra neste mês. É um facto.

Every seven-year-old deserves a superhero. That's just how it is.

Fredrik Backman conquistou um lugar especial nas prateleiras cá de casa com mais uma obra que deste vez me tocou de tal forma que, para além das gargalhadas a que o autor já nos habituou, também me trouxe lágrimas. My Grandmother Sends Her Regards and Apologises é provavelmente o livro que mais me tocou este ano por me ter feito reviver tantos momentos especiais da minha infância (oh, tempo, volta para trás!).

 Having a grandmother is like having an army. This is a grandchild’s ultimate privilege: knowing that someone is on your side, always, whatever the details.

É raro encontrar alguém que não tenha memórias doces de uma avó. Eu não sou excepção à regra. Tendo sido criada maioritariamente pelos meus avós maternos (os meus pais trabalhavam e também estudavam durante a minha infância), a minha Avó materna foi a minha melhor amiga de infância. Este pormenor tornou logo esta leitura obrigatória pois Elsa, a personagem principal, tem apenas uma amiga - a sua avó. Com uma relação muito especial em que os contos de fadas inventados pela avó dão um significado profundo à vida de Elsa, quando a avó morre doente de cancro, o chão é retirado a esta menina que se sente sozinha numa realidade onde a mãe espera um novo filho fruto da relação com o novo companheiro e um pai que só vê de duas em duas semanas e que também vive um relacionamento com outra mulher. Elsa pensa que está sozinha. Mas, quem tem uma Avó, tem tudo e antes de falecer, a sua preparou toda uma missão para que Elsa peça perdão a várias pessoas em seu nome.

People in the real world always say, when something terrible happens, that the sadness and loss and aching pain of the heart will “lessen as time passes,” but it isn’t true. Sorrow and loss are constant, but if we all had to go through our whole lives carrying them the whole time, we wouldn’t be able to stand it. The sadness would paralyze us. So in the end we just pack it into bags and find somewhere to leave it.

Obrigada a enfrentar o passado da Avó e as várias pessoas que inspiraram os contos de fadas que a mesma lhe contava para que adormecesse, Elsa ganha noção das batalhas interiores vividas por aqueles que a rodeiam e relembra-nos da honestidade das crianças que muitas vezes é tão necessária para que os adultos repensem as suas acções. 

It's much more difficult to have conflict when there are cookies around.

Depois de ter lido Britt-Marie Esteve Aqui, não deixa de ser engraçado que a personagem surja também neste livro, antes da sua aventura a solo, pelo que talvez aconselhe esta leitura antes do primeiro que eu li pois ajuda no contexto (mas não é crucial!). 

There’s something special about a grandmother’s house. You never forget how it smells.

Lamento se este ano vos escrevo e recomendo tantos livros do mesmo autor, mas até ao momento, não me desilude e eu acredito que vale mais ler muitos livros bons de um autor do que vários livros de autores diferentes que não nos enriqueçam a mente. Acreditem, Backman vale a pena. 

★★★

 

Sinopse: Elsa tem sete anos de idade, quase oito, e é diferente. Para já, tem como melhor - e única - amiga a avó de setenta e sete anos de idade, que é doida: não levemente taralhoca, mas doida varrida a sério, capaz de se pôr à varanda a tentar atingir pessoas que querem falar sobre Jesus com uma arma de paintball, ou assaltar um jardim zoológico porque a neta está triste. Todas as noites, Elsa refugia-se nas histórias da Avozinha, cujo cenário é o reino de Miamas, na Terra-de-Quase-Acordar, um reino mágico onde o normal é ser diferente.

Quando a Avozinha morre de repente e deixa uma série de cartas a pedir desculpa às pessoas que prejudicou, tem início a maior aventura de Elsa. As cartas levam-na a descobrir o que se esconde por detrás das vidas de cada um dos estranhíssimos moradores de um prédio muito especial, mas também à verdade sobre contos de fadas, reinos encantados e a forma como as escolhas do passado de uma mulher ímpar criam raízes no futuro dos que a conheceram.

A minha avó pede desculpa é uma belíssima história, contada com o mesmo sentido de humor e a mesma emoção que o romance de estreia de Fredrik Backman, o bestseller internacional Um homem chamado Ove.


You Might Also Like

2 comentários

  1. A minha curiosidade com o autor aumenta sempre que leio uma opinião tua. Este já vai para a lista!

    ResponderEliminar
  2. O título só por si é convidativo.
    Bjs

    ResponderEliminar

Instagram

Subscribe