Memórias de um Gato Viajante - Hiro Arikawa

10:58 da tarde

Olá mundo, ainda aqui estou!

Andei desaparecida por uns tempos, mas 2019 foi um ano de muito trabalho e viagens. Gostava de ter partilhado convosco os livros lidos por vário locais que passei (Itália, Áustria, Espanha, Açores, Holanda e, em 2020, a Grécia - antes do Covid-19 chegar à Europa.), mas tornou-se difícil conciliar trabalho, viagens, Instagram, vida pessoal o que obrigou a que o blog ficasse para trás.

Espero que nesta altura de confinamento que é tão complicada para todos nós, estejam em casa e a aproveitar os livrinhos que têm ficado esquecidos nas pilhas de leitura que os bookworms são conhecidos por criar!

Tive a sorte de a Editorial Presença me enviar o Memórias de um Gato Viajante pela altura do Natal que eu devorei de imediato, mas só agora vos venho falar dele. Desculpem!

O ser humano é uma criatura demasiado arrogante para quem não passa de um macaco gigante que sabe andar erecto.

Depois de deixar as ruas e ser adoptado por Satoru Miyawaki, Nana anda em viagem pelo Japão. Sentado no banco da frente da carrinha de Satoru como gente grande, este gato cheio de personalidade não sabe o destino do passeio, mas em cada paragem que fazem, trava amizade com amigos da juventude do dono, conhece os seus animais de estimação e vê o
mar pela primeira vez!

Eu que não deixei nada a desejar como companheiro de casa, certamente não deixarei nada a desejar como companheiro de viagem.

Numa escrita simples, Arikawa pinta a paisagem japonesa em leves pinceladas e aborda temas como o valor da amizade, o amor, a solidão, o medo e a morte e relembra-nos que viajar permite-nos conhecer melhor aqueles que nos rodeiam e também a nós próprios. 
Se nós gatos conseguimos ver fantasmas? Bem, os senhores sabem que sobre certas coisas é melhor manter o mistério.

Fã que sou dos Estúdios Ghibli, o livro desenrolou-se na minha mente com contornos de anime e gostava muito de vê-
lo passar para o grande ecrã, porque é uma história comovente e cheia de ternura que o mundo precisa de conhecer. Os amantes de animais vão adorar e até pessoas alérgicas a gatos como eu, vão desejar ter um.

Vamos partir para a próxima jornada, relembrando todas as memórias que colhemos na nossa viagem.
Pensando em quem partiu antes de nós e em quem virá depois. 
E, quem sabe, encontraremos, para além do horizonte, todas as pessoas queridas.

Recebeu quatro estrelas no Goodreads e podem comprar aqui!

Boas leituras!

You Might Also Like

0 comentários

Instagram

Subscribe