The Invisible Life of Addie Larue - V. E. Schwab

4:58 da tarde

 


★★★★★

 

A Fantasia Literária é bem conseguida quando o leitor é transportado para um mundo diferente da nossa realidade através de um portal de palavras. E. V. Schwab criou uma lenda ao escrever a história de Addie LaRue. Sim, porque a Fantasia é feita de mais do que Dragões, Vampiros ou Feiticeiros de varinha em punho. A Fantasia começa com pequenas crenças, com o misticismo da natureza e o simbolismo da arte. É por isto que The Invisible Life of Addie LaRue é uma leitura necessária para qualquer pessoa.  

There is a defiance in being a dreamer

Em 1714, Addie vive numa pequena aldeia com os pais e a irmã quando é obrigada a casar. Sonhadora e curiosa, LaRue faz um pacto com o Diabo. Todos sabemos que os acordos, quando bem feitos, são benéficos para ambas as partes. Mas o Diabo é traiçoeiro e Addie está desesperada. E é assim que a grande aventura começa - uma rapariga da França interior em pleno século XVIII e um deus da noite que lhe concede imortalidade em troca da alma dela. E uma maldição: ninguém se recorda de Addie assim que a perdem de vista. 

The old gods may be great, but they are neither kind nor merciful. They are fickle, unsteady as moonlight on water, or shadows in a storm. If you insist on calling them, take heed: be careful what you ask for, be willing to pay the price. And no matter how desperate or dire, never pray to the gods that answer after dark.

Com o requinte de passar por vários momentos históricos da História Universal e de conhecer a verdade por detrás dos talentos que ainda hoje chamamos de génios, 2014 chega e Addie tem um passado repleto de aventuras e sofrimento para relembrar, mas ninguém a quem o relatar. 

  Because time is cruel to all, and crueler still to artists. Because vision weakens, and voices wither, and talent fades.... Because happiness is brief, and history is lasting, and in the end... everyone wants to be remembered.

A premissa é interessante e a construção da narrativa tem uma arquitectura invejável. Como se não bastasse, Schwab faz da prosa poesia trabalhada a pincel de precisão. A atenção ao detalhe e à escrita deixou-me curiosa com esta autora. Foi-me quase impossível desligar-me da história quando não estava a ler de tão cativante que o enredo é. Se pudesse, leria The Invisible Life of Addie LaRue pela primeira vez, uma e outra vez.

★★★★★

Nota: Lamento desde já a minha longa ausência. A verdade é que entre vida profissional, familiar e outros projectos próprios que tenho; o blog acaba sempre por ser o primeiro a ressentir-se. Como alguns sabem, trabalho na área de hotelaria, pelo que com a reabertura gradual do país ao mundo, o tempo, que nunca é muito, passou a ser ainda menos. Vou continuar a tentar publicar sobre as minhas leituras, sempre que me for possível e passar nos vossos blogs quando tiver uma oportunidade que me permita ler as vossas publicações com atenção. Até lá!


Sinopse: França, 1714: num momento de desespero, uma jovem faz implora por viver para sempre e é amaldiçoada a ser esquecida por todos que encontra.

Assim começa a vida extraordinária de Addie LaRue, e uma aventura deslumbrante que se desenrolará através de séculos e continentes, através da história e da arte, enquanto uma jovem aprende o quão longe ela irá para deixar a sua marca no mundo.

Mas tudo muda quando, depois de quase 300 anos, Addie encontra numa livraria escondida um jovem que se recorda dela.

You Might Also Like

2 comentários

  1. Confesso que é difícil ler fantasia, mas deixaste-me bastante curiosa com esta obra!
    Espero que o regresso ao trabalho esteja a correr bem <3

    ResponderEliminar
  2. Um livro que não conhecia... e que me deixou curiosa!
    Só hoje, consegui arranjar um tempinho para passar por aqui e agradecer a tua visita, há tempos por lá no nosso canto, em artandkits.blogspot.com
    Estimo que o regresso ao trabalho corra o melhor possível, e que este Verão em termos turísticos corra bem melhor, do que o ano passado!
    Sempre que der, cá passarei espreitando as novidades... mas 2021, também não tem sido nada fácil, por estes lados, em matéria de disponibilidade...
    Um beijinho! Votos de tudo a correr pelo melhor, por aí!
    Ana

    ResponderEliminar

Instagram

Subscribe