The First Fifteen Lives of Harry August - Claire North

1:08 da tarde

 

Título: The First Fifteen Lives of Harry August | As Primeiras Quinze Vidas de Harry August

Autora: Claire North

Edição Portuguesa: Saída de Emergência
Adquirir: Bertrand Livreiros | Wook  (links afiliados)
 
Sinopse: Harry August não é um homem normal. Porque os homens normais, quando a morte chega, não regressam novamente ao dia em que nasceram, para voltarem a viver a mesma vida mas mantendo todo o conhecimento das vidas anteriores. Não interessa que feitos alcança, decisões toma ou erros comete, Harry já sabe que quando morrer irá tudo voltar ao início. Mas se este acumular de experiências e conhecimento podem fazer dele um quase semideus, algo continua a atormentar Harry: qual a origem do seu dom e será que há mais pessoas como ele?

A resposta para ambas as perguntas parece chegar aquando da sua décima primeira morte, com a visita de uma menina que lhe traz uma mensagem: o fim do mundo aproxima-se. Esta é a história do que Harry faz a seguir, do que fez anteriormente, e ainda de como tenta salvar um passado que não consegue mudar e um futuro que não pode deixar que aconteça.

Opinião: 
 
 ★★★★☆
 
Groundhog Day, mas durante uma vida inteira! Eu tenho uma queda para o SCI-FI que nos transporta para novas realidades. Não quero naves espaciais, quero universos paralelos ou, como neste caso, o recomeço da vida com o conhecimento dessa mesma vida, mas com toda a experiência e conhecimento do passado.
 
This thing you carry inside you, I don’t know what it is. I don’t know where you got it. But Harry, the past is the past. You are alive today. That is all that matters. You must remember, because it is who you are, but as it is who you are, you must never, ever regret. To regret your past is to regret your soul.

Complicado? É um enredo complexo e estaria a mentir se dissesse que por vezes não me confundi e tive de regressar atrás para o entender. O livro é contado na primeira pessoa e Claire North conseguiu conferir a Harry August uma voz única e poderosa. Harry aprende com os erros do passado e tenta corrigi-los na vida futura e com isto o leitor é transportado pela História e como a possível existência de outras pessoas como Harry terão moldado o mundo em que vivemos.
 
Is there innocence in ignorance? And if there is, do we tolerate other for their innocence's sake?
 
Claire North conseguiu combinar SCI-FI com História, espionagem - uma espécie de, again, Groundhog Day, Fringe e X-Files sem os aliens. É uma leitura que recomendo e se me é permitido, a capa da edição Portuguesa é bem mais bonita do que a capa original. Então, se gostam deste tipo de leitura, é com agrado que vos informo que o podem fazer em Português.
 
When I am optimistic, I choose to believe that every life I lead, every choice I make, has consequence. That I am not one Harry August but many, a mind flicking from parallel life to parallel life, and that when I die, the world carries on without me, altered by my deeds, marked by my presence.
 
Boas leituras! 




You Might Also Like

6 comentários

  1. Nunca li algo do género, mas fiquei muito tentada a experimentar *-*

    ResponderEliminar

  2. Deixo votos de um Santo e Feliz Natal!
    E que o Ano Novo te recheie de boas energias para nos deixares sempre boas sugestões.

    Beijos.

    ResponderEliminar

Instagram

Subscribe