Americana - Don DeLillo

12:20 da tarde

O ano passado fiz um curso de escrita criativa online através da Universidade de Wesleyan. Pelo menos dois dos Professores referiram várias vezes o nome de DeLillo, mas só agora tive vontade de pegar num livro dele. Comecei por Americana, o primeiro livro do autor, publicado em 1971.

It is so much simpler to bury reality than it is to dispose of dreams.

Aos vinte e oito anos, David Bell é a personificação do Sonho Americano - subiu até ao topo e tornou-se um Executivo da Televisão de renome. Mas o Sonho Americano roça o pesadelo e David deixa para trás a vida que conhece, no auge do seu sucesso, para redescobrir a realidade americana com a sua câmara em mãos. 

Too much has been forgotten in the name of memory.
 
Pensei que o livro tinha tudo para me apaixonar por ele, mas esta é mais uma leitura que me dividiu e deixou uma grande ambiguidade no meu coração de leitora. Já viram a série Mad Men? Adorei essa série e quando David Bell começa a narrar a sua história, lembrou-me um jovem Don Draper. 

We learn nothing from the stereotypes around us, not even that we're all the same.

Acompanhamos o dia a dia nos escritórios, a mobília de cada um dos executivos e o que isso diz sobre cada um e a posição que ocupa ali dentro, ouvimos as suas conversas sobre política e outros assuntos mais banais da vida americana, mas sempre com diálogos ricos.

There's less and less for people to talk to when they talk to me. I hope diminishing existence isn't contagious.

Se o início do livro me prometeu mundos e fundos, a meio comecei a perder o interesse. Detestei David Bell - nascido no seio de uma família privilegiada que cresce dentro da estação de televisão como uma estrela, mas está aborrecido. Infiel às muitas mulheres com quem se envolve, alcoólico, dado à bisbilhotice e até mesmo traiçoeiro, Bell é uma personagem detestável com a qual não consegui criar um vínculo que o tornasse no mínimo suportável. E a maior parte das personagens à sua volta parecem-se muito semelhantes a ele. 

That night, after the movie, driving my father's car along the country roads, I began to wonder how real the landscape truly was, and how much of a dream is a dream.

O livro desenrola-se num género de documentário fotográfico com flashbacks para a sua juventude e família disfuncional que nos dá alguma compreensão e bases para a formação da personalidade de Bell assim como na sua busca do pitoresco da vida americana para o elevar a uma evolução diferente de quem é.

I wanted to free myself from that montage of speed, guns, torture, rape, orgy and consumer packaging which constitutes the vision of sex in America.

Não desisto de DeLillo, apesar de não me ter conseguido conectar com David Bell. Há que lhe tirar o chapéu, DeLillo constrói frases e parágrafos de prosa poética. É uma escrita deliciosa e se eu me tivesse interessado pela história, este teria recebido cinco estrelas sem qualquer questão. Assim, fica aqui a promessa de que irei ler outra obra do autor porque há mesmo algo de especial na sua narrativa. 

The only problem I had was that my whole life was a lesson in the effect of echoes, that I was living in the third person.

Alguém já leu ou ouviu falar de Don DeLillo?

Podem adquirir o Americana e outras obras no site da Bertrand Livreiros ao clicarem aqui. Ao usarem o meu link, estão a apoiar o blog! 

Este recebeu três estrelas no Goodreads.

You Might Also Like

3 comentários

  1. É sempre um desconsolo quando o livro nos promete tanto e depois não corresponde na totalidade. Mas pode ser que outros dele te conquistem mais!
    Não conhecia o livro, nem o autor. Mas vou procurar mais obras, pode ser que alguma me suscite interesse :)

    ResponderEliminar
  2. Um autor que é uma referencia na moderna literatura americana.
    Um abraço e bom fim-de-semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  3. Que giro, o facto de teres feito um curso online através de uma instituição até muito conceituada :).
    Não conhecia o autor, vou ver se alguma obra me suscita o interesse.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar

Instagram

Subscribe