We Are Okay - Nina LaCour

4:16 da tarde

Título: We Are Okay

Autora: Nina LaCour

Edição: Penguin Young Readers Group
Adquirir: Bertrand Livreiros | Wook  (links afiliados)
 
 

Sinopse:
 
Marin não falou com ninguém sobre a sua antiga vida desde o dia em que deixou tudo para trás. Ninguém sabe a verdade sobre essas semanas finais. Nem mesmo a sua melhor amiga, Mabel. Mas mesmo a milhares de quilómetros de distância da costa da Califórnia, na faculdade em Nova York, Marin ainda sente a força da vida e da tragédia de que tentou fugir. Agora, meses depois, sozinha no dormitório vazio para as férias de inverno, Marin espera. Mabel faz-lhe uma visita e Marin será forçada a enfrentar tudo o que não foi dito e, finalmente, confrontar a solidão que criou no seu coração.
 
 
Opinião: 

★★★☆☆

Começo por dizer que o livro não correspondeu às minhas expectativas e lamento, porque via imenso potencial neste enredo.

Marin é criada pelo avô materno sem ter muita informação sobre o seu passado. O avô trata-a por sailor, joga cartas com os amigos, faz surf, escreve e recebe cartas de uma mulher chamada Birdie e tem um quarto onde Marin não tem autorização para entrar. Apesar do amor que sente pelo avô, Marin cresce com o sentimento de que a sua existência não é suficiente para com ele e o próprio dá-lhe a entender que as cartas que troca com Birdie servem para preencher um vazio maior que ela não poderá nunca compreender. Entre isto, Marin cresce apaixonada por Mabel e angustiada pelos sentimentos que tem sem nunca compreender bem a natureza da relação com a melhor amiga. E um dia, após a morte inusitada do avô, sai de casa e deixa o passado para trás até estar pronta a enfrentar a realidade que de certa forma quer esquecer.
 

It's a dark place, not knowing. It's difficult to surrender to. But I guess it's where we live most of the time. I guess it's where we all live, so maybe it doesn't have to be so lonely. Maybe I can settle into it, cozy up to it, make a home inside uncertainty.

Agarrei neste livro pela premissa de que se trata de uma leitura rápida, mas cheia de peso no que toca a temas como a solidão, a dor e à cicatrização dessa dor. Todos nós temos formas diferentes de encarar estas pedras que nos surgem no caminho da vida, a todos. Cada um de nós constrói os seus castelos de dificuldades de forma diferente - as fundações de uns mais fortes do que outros. Todos nós lidamos com eles de alguma forma e é essa a abordagem de LaCour - no final, ficamos bem porque aprendemos a viver com o que temos, somos e experenciamos. 


We were miraculous.
We were beach creatures.
We had treasures in our pockets and each other on our skin.
 
Existem várias passagens poderosas e a escrita de Nina LaCour é rica - ela trata a caneta como um pincel e usa a página como tela, mas sinto que esta leitura necessitava de mais recheio, se me faço entender. Depois de ler We Are Okay, ficaram muitas questões a flutuar, mas não no sentido de final em aberto. No sentido de que falta algo, falta-me informação para conseguir ver a uma abordagem plena a estes temas que são extremamente complexos. No final, posso dizer que gostei da história, mas não fiquei entusiasmada por ela. 
 
You go through life thinking there's so much you need. Your favorite jeans and sweater. The jacket with the faux-fur lining to keep you warm. Your phone and your music and your favorite books. Mascara. Irish breakfast tea and cappuccinos from Trouble Coffee. You need your yearbooks, every stiffly posed school-dance photo, the notes your friends slipped into your locker. You need the camera you got for your sixteenth birthday and the flowers you dried. You need your notebooks full of the things you learned and don't want to forget. You need your bedspread, white with black diamonds. You need your pillow - it fits the way you sleep. You need magazines promising self-improvement. You need your running shoes and your sandals and your boots. Your grade report from the semester you got straight As. Your prom dress, your shiny earrings, your pendants on delicate chains. You need your underwear, your light-colored bras and your black ones. The dream catcher hanging above your bed. The dozens and dozens of shells in glass jars... You think you need all of it. Until you leave with only your phone, your wallet, and a picture of your mother.
 
 

You Might Also Like

2 comentários

  1. A premissa parece, de facto, poderosa. Que pena que os temas não tenham ido tão a fundo :(

    ResponderEliminar
  2. Gosto da sua opinião sincera sobre os livros que lê.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderEliminar

Instagram

Subscribe