Alias Grace - Margaret Atwood

12:50 da tarde

Acreditem ou não, ainda não li The Handmaid's Tale da Margaret Atwood e consegui manter-me afastada de spoilers.  O ano passado li Penelopiāde, a história de Penélope, a mulher de Ulisses, que durante a Odisseia luta para manter o reino de Ítaca ao mesmo tempo que enfrenta os rumores das infidelidades do marido e os pretendentes que lhe chegam à porta. Na altura, dei três estrelas ao livro porque não me fascinou, mas reconheço a escrita de Atwood como brilhante. 

Entretanto, este ano agarrei no Alias Grace por ser inspirado numa história verídica.  Em 1843, Grace Marks foi acusada de assassinar o patrão, Thomas Kinnear e a governanta Nancy Montgomory. Na narrativa de Atwood, Grace não se recorda de nada do que aconteceu no dia da morte de Kinnear e Montgomory. Após o julgamento em conjunto com James McDermott, outro empregado de Kinnear, Grace é julgada. Enquanto McDermott é condenado e enforcado, Grace é condenada à prisão perpétua. 

If we were all on trial for our thoughts, we would all be hanged.

Liderados pelo padre da Igreja Metodista, um grupo que acredita na inocência de Grace contrata o Dr. Simon Jordan, um psiquiatra para ajudar Grace a recordar-se dos eventos que conduziram à sua prisão. 

Murderess is a strong word to have attached to you. It has a smell to it, that word - musky and oppressive, like dead flowers in a vase. Sometimes at night I whisper it over to myself: Murderess, Murderess. It rustles, like a taffeta skirt across the floor.

Durante estas consultas, Grace começa por contar a história da sua vida, desde criança. Filha mais velha numa família em que o pai está sempre bêbedo e a mãe sempre grávida, Grace acaba por criar os irmãos quando a mãe morre num navio em que a família viaja da Irlanda para o Canadá. 

He doesn't understand yet that guilt comes to you not from the things you've done, but from the things that others have done to you.

Grace acaba por deixar a família e começar a trabalhar com empregada doméstica quando conhece Mary Whitney de quem se torna amiga. Mary ensina Grace a arte de servir e aconselha-a para que se mantenha longe de problemas. Mary acaba por morrer no quarto que partilham depois de fazer um aborto, após engravidar do filho dos donos da casa onde ambas trabalham. Grace culpa-se por não manter a janela aberta para que o espírito de Mary deixe a casa.

Because you may think a bed is a peaceful thing, Sir, and to you it may mean rest and comfort and a good night's sleep. But it isn't so for everyone; and there are many dangerous things that may take place in a bed. 

As histórias continuam a ser contadas umas atrás das outras, em grande detalhe de forma a manter o Dr. Jordan interessado em estudá-la e descobrir uma ligação estranha entre Grace e a defunta Mary.

Those who have been in trouble themselves are alert to it in others.

Uma vez mais, não consigo deixar de aplaudir a escrita de Margaret Atwood. É deliciosa! No entanto, não consegui ligar-me a nenhuma das personagens. Sabem quando querem muito gostar de um livro, mas não são capazes de explicar o porquê de não vos ser possível encontrar um elo de ligação? Foi o que me aconteceu com Alias Grace. Daí que ainda não esteja pronta para ler The Handmaid's Tale, porque não quero desiludir-me uma vez mais com uma história que contava adorar e gostar apenas. 

Assim, Alias Grace recebeu três estrelas, porque apesar da história não me cativas, a autora tem uma escrita bonita, fluída e certeira com muitas citações que nos ficam no coração.

Já leram Alias Grace ou qualquer outro livro de Margaret Atwood?

Se adquirirem através do link Bertand Livreiros ou através do link Wook, estão a apoiar o blog. 

You Might Also Like

3 comentários

  1. Li A História de Uma Serva e adorei! A escrita é mesmo brilhante e a história prende-nos do início ao fim. Quer dizer, a mim prendeu-me. E recomendo. Parece tudo tão surreal e, no entanto, quase que estamos a viver os seus passos.

    Vou adicionar este à lista, fiquei curiosa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho a certeza que ainda vou encontrar um livro da Margaret Atwood que me vai apaixonar. Aliás, eu adoro a escrita dela, mas nestas duas leituras que fiz não consegui ligar-me às personagens. Tenho muitas expectativas para A História de Uma Serva.

      Beijinho

      Eliminar
  2. Não li mas acredito que seja um livro fascinante de ler.
    .
    Domingo feliz
    Abraço

    ResponderEliminar

Instagram

Subscribe