Para Cá da Crónica - João Resende

1:29 da tarde

Título: Para Cá da Crónica
Autor: João Resende
Editora: Coisas de Ler
Adquirir: Bertrand Livreiros | Wook  (links afiliados)

Sinopse: 

Concebido numa linguagem muito particular, e explorando universos muito próprios, «Para Cá da Crónica» consubstancia-se por ser um rol de crónicas, contos, ou contos-crónicas, escritos pelo autor em épocas distintas, daí alguma imprecisão temporal de alguns escritos. O leitor terá acesso a crónicas já publicadas em alguns órgãos de comunicação social e também a outros textos inéditos e/ou revisitados pelo autor.

Seguindo um pouco pelo que foi o seu primeiro livro, «Manuskritica nº 243», João Resende caminha na direção da construção definitiva da sua própria linguagem, onde algumas reminiscências pessoais coabitam com a realidade circundante e com a sátira, conduzindo quem o lê a cosmos improváveis, ainda que não distantes da nossa própria existência, seja através desses famigerados contos-crónicas ou de pequenos "teatrinhos" sobre o quotidiano.

Opinião:

Como a própria sinopse indica, este é um livro onde encontramos variados textos escritos em anos diferentes. Entre crónicas e contos, João Resende partilha com o leitor a sua opinião sobre a sociedade - a que ele viveu em novo e a que os mais jovens habitam agora. 

Esta moderna e maldita mania das crises financeiras e sociais conduz-nos a todos, ou quase todos, onde, infelizmente, me incluo, a estados de fúria e revolta a tal ponto de olharmos o mundo com um pranto de mágoas a deturpar-nos a realidade e uma sensação de impotência que nos transporta o corpo para necessidades básicas como a enunciada gula.

Para Cá da Crónica não foi uma leitura fácil e rápida. Nem sempre gostei dos textos apresentados, mas houve outros que mexeram comigo ou que me divertiram. 

A atmosfera adquire qualidades autenticamente urbano-depressivas, os pesados semblantes dos rostos e os olhares inexpressivos e, contudo, desconfiados demonstram, também, a faceta citadina de quem quer rapidamente chegar a casa ou a algum destino sendo certo que o primordial objectivo é deslocar-se o mais depressa possível e se a viagem for a última do dia tanto melhor.

Editado em 2016, foi com algum espanto que não encontrei o livro listado no site do Goodreads, o que nos leva de volta à conversa de que não lemos livros de autores portugueses com a frequência que devíamos. E eu, uma vez mais, assumo a minha culpa. Sou fã de Literatura Norte-Americana, mas estou a tentar encontrar novos nomes da Literatura Portuguesa, não quero basear as minhas leituras só nos nomes super conhecidos e que todos conhecemos. Acredito que há muito talento no nosso território a quem não lhe é dado o devido crédito ou valor, porque no final do dia, e também compreendo isso, a Literatura é um negócio.

O Pessoa não é o outro, mas sim todos nós. Ele escreveu, viveu e sofreu por todos nós. Ou não sabes isso?

Continuando, são 34 textos ao longo de 185 páginas e eu aconselho a uma leitura pausada entre os mesmos. Um por dia, como se fosse uma pérola de sabedoria. Acredito que como eu, gostem de alguns textos e não apreciem tanto outros. No meu caso, ficaram como favoritos O Jogo das Classes, Belchior - Um Cidadão Descontente e Entrevista - Stander Van Guelras. Este último, uma crónica escrita em jeito de sátira foi sem dúvida o meu favorito, porque fala do turismo no Algarve e eu, como Alentejana que trabalha no Algarve há quatro anos, senti muita afinidade com o que foi dito. 

Não estou a fugir. Vou preparar melhor o meu regresso. É muito diferente.

Se conseguisse, no Goodreads atribuía-lhe um 3,5, mas não sendo possível fiquei-me pelas 3 estrelas. Tal como explicado, enquanto houve textos em que me senti envolvida, também houve aqueles com os quais não concordei com a opinião do autor ou cuja história não me envolveu. 

O livro está à venda por 3€, tanto na Bertrand como na Wook.

You Might Also Like

5 comentários

  1. Num livro que acabe por conter tanto mundo dentro, acho que é inevitável identificarmo-nos mais com uns textos do que com outros :)
    Não conhecia, de todo, mas talvez lhe dê uma hipótese

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia.
    Adoro livros, mas não os posso comprar todos como gostaria, por isso é sempre bom encontrar alguém que partilhe connosco opiniões acerca de livros.
    Gosto muito do blogue e já estou a seguir :)
    Muitos parabéns e obrigada por partilhar
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Instagram

Subscribe