O Torcicologogista, Excelência - Gonçalo M. Tavares

8:53 da manhã

Título: O Torcicologista, Excelência

Autor: Gonçalo M. Tavares

Edição: LEYA - CAMINHO
Adquirir: Bertrand Livreiros | Wook  (links afiliados)
 

 

★★★★☆ 

Filosofia nunca foi o meu forte. Apesar de ser considerada uma das intelectuais da turma quando era miúda, esta disciplina estava no final das minhas favoritas (na verdade nem integrava a lista) e eu tinha com ela uma relação de amor-ódio: porque compreendia os conteúdos, mas aborreciam-me. Hoje, sei que isto se deve em parte à forma como os professores nos cativam. Uma disciplina é sempre mais apelativa se o professor assim a fizer e foi este o meu problema com Filosofia, os métodos utilizados pela professora (que era um doce de pessoa, atenção!), não me cativaram. Apresentados de outra forma, talvez os conteúdos me tivessem despertado maior curiosidade.

Sim, de facto. Mas como ninguém quer fazer figura de parvo, os homens fingem que ouviram com os ouvidos e que entenderam com a cabeça a frase essencial que o profeta acabou de dizer. 

Posto isto, eu própria hesitei quando vi O Torcicologologista, Excelência à venda na Bertrand, mas se 2020 testou os meus limites a nível pessoal, não havia porque não o fazer com questões literárias e aqui estamos nós. A escrita de Gonçalo M. Tavares é como um ribeiro: corre sem pressa, sem perturbar e com uma clareza pura e esta obra é prova disso. Divido em duas partes, Diálogos e Cidade, somos confrontados com situações estranhas e absurdas que nos obrigam a analisar as nossas próprias acções e vidas. A Filosofia é feita disto e por muito esquisitos que estes Diálogos por vezes se tornem, a mensagem chega mesmo ao leitor menos atento. A mim, até me arrancou algumas gargalhadas e confesso que é provável que este seja o livro que possuo com mais post-its nas margens (eu uso post-its para marcar os livros, e vocês?), tantas foram as citações de que gostei.

Pois sim. Mas numa cidade moderna, o destino é o sítio onde o homem sai de dentro do carro.

Cidade, a segunda parte, é mais curta do que Diálogos, mas não menos profunda. É constituída uma lista de pessoas sem nome, numeradas. Cada uma delas podia ser um de nós, alguém que nos é próximo ou alguém de quem nunca ouvimos falar. A lista é rodada de forma a sabermos o que cada pessoa está a fazer, a pensar ou a ultrapassar, em geral numa frase. Algumas destas pessoas conhecem-se, outras não e, na maior parte, desconhecemos os relacionamentos, mas de uma forma ou de outra, estão interligadas, tal como todos nós. 

Não nos entendemos com extrema exactidão.

A combinação perfeita.

Não é um livro de leitura rápida, é daqueles que é para ir lendo, devagar. Apreciem a viagem, acho que vão gostar.


P.S.: Peço desculpa por os links afiliados não estarem ligados à página do livro, mas já não o encontro nos sites da Bertrand e da Wook. Ainda assim, está disponível no site da Fnac caso considerem adquirir.

 ★★★★☆

Sinopse:

 "- Gosto muito de bater na cabeça das pessoas com uma certa força.
- Gosta?
- Sim, agrada-me. Dá-me prazer. Uma pessoa vai a passar e eu chamo-a: ó, desculpe, Vossa Excelência?!
- E ela - a Excelência - vai?
- Sim. Quem não gosta de ser chamado à distância por Vossa Excelência? Apanho sempre, primeiro, as pessoas pela vaidade… é a melhor forma.
- E quando a pessoa-Excelência chega ao pé de Vossa Excelência, o que acontece?
- Ela aproxima-se e pergunta-me: o que pretende? E eu, com toda a educação e não querendo esconder nada, digo: gostava de bater com certa força na cabeça de Vossa Excelência. É isto que eu digo, apenas. Nem mais uma palavra."

You Might Also Like

2 comentários

  1. Nem de propósito! Esta semana, ao olhar para a minha estante, dei por mim a pensar que queria apostar em mais obras de Gonçalo M. Tavares, porque dele li Uma Viagem à Índia [que pretendo reler] e Uma Menina Está Perdida no seu Século à Procura do Pai. Deixaste-me curiosa com este :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este foi o segundo livro que li dele. Vou anotar esses dois, pois não li. Antes deste, só tinha lido o Histórias Falsas e gostei muito da escrita dele.

      Eliminar

Instagram

Subscribe