Mexican Gothic - Silvia Moreno-Garcia

5:04 da tarde

Título: Mexican Gothic

Autora: Silvia Moreno-Garcia

Edição: Quercus Publishing
Adquirir: Bertrand Livreiros | Wook  (links afiliados)
 
 
 
★★★☆☆
 
 
Toxicidade. É esta a palavra que impera na leitura de Mexican Gothic. Bolor, paredes verdes, podridão, cogumelos, insectos e dias de chuva e céu cinzento impregnam a prosa de Moreno-Garcia. Esta capa encheu o Instagram de fotografias e descrições apaixonadas sobre a história de Noemí Taboada, a heroína de vestido vermelho e flores murchas.
 
 Books, moonlight, melodrama.
 
Quando lemos a palavra Gótico estamos longe de a associar ao México, então há logo uma intriga na escolha do título e uma promessa de mistério nas páginas a serem lidas. Assim que li a sinopse, Rebecca foi invocada. Há uma certa magia em redor de Manderley e vejo vários escritores, seja consciente ou inconsciente, tentarem reproduzir uma versão diferente daquela casa icónica. High Place não está cuidada nem é encantadora como Manderley, é antes uma tradução envenenada das paredes dessa imagem que muitos de nós têm bem presente. 
 
One could construct a hundred different narratives, it didn’t make them true.
 
A escrita de Silvia Moreno-Garcia é deliciosa. Sem sombra de dúvida que a visualização da narrativa é a força desta autora: é nos impossível não vermos cada pormenor materializar-se através da sua escrita e somos sugados para esta mansão esverdeada num ermo algures no México. Mas se a riqueza da escrita impera, o enredo e as personagens não conquistam como seria de esperar. Noemí é apelidada de socialite por Silvia, mas os comportamentos dela ao longo do livro revelam uma personagem que distanciamos do termo: culta e com um grave interesse em antropologia, curiosa, inteligente e uma sedutora nata, sem referências a amigos com quem partilha o interesse por festas, apenas o nome de um homem com quem se envolve, mas cuja relação não é definida. Não é que uma socialite não seja culta e inteligente, mas é uma pessoa com muitas conexões e amizades, o que não é o caso de Noemí e daí achar que o termo não a descreve de todo. Não é o gosto por vestidos, o cigarro na boca e o batom vermelho impecável que descreve uma socialite. Aparte deste pormenor, a personagem está super bem caracterizada.  
 
The future, she thought, could not be predicted, and the shpae of things could not be divined. To think otherwise was absurd. But they were young that morning, and they could cling to hope. Hope that the world could be remade, kinder and sweeter.
 
Catalina, por outro lado, é uma personagem que desilude, por completo. Uma mulher que está em perigo, capaz de enviar uma carta a pedir ajuda, mas que passa noventa e cinco por cento do enredo numa cama, sem longas aparições, para nos restantes cinco por cento se erguer com uma força que destoa da personalidade criada.
 
Marriage could hardly be like the passionate romances one read about in books. It seemed to her, in fact, a rotten deal. Men would be solicitous and well behaved when they courted a woman, asking her out to parties and sending her flowers, but once they married, the flowers wilted.
 
As restantes personagens são sempre fieis a si próprias. É fácil identificar quem é "bom" e quem é "mau" e, apesar de estarmos à espera de que alguma delas sofra de uma dualidade, tal não acontece, o que desfavorece o suspense. 
 
Beauty attracts beauty and begets beauty.
 
Mexican Gothic prometia chegar-nos como um livro de horror e mistério, mas não consigo vê-lo como tal. Há uma minúscula dose de mistério, mas não é o suficiente para nos deixar sem fôlego e o mesmo acontece com o horror. Existe uma crescente violência sexual entre Noemi e Virgil que incomoda, mas não pelo facto de estar ali, mas por a personagem de Noemi, que deveria estar longe de ser submissa, acatar a essa violência com um misto de desdém e desejo. Isso sim, foi desconcertante.


It was the house that disfigured the land.

Este é um daqueles livros que recebe muita atenção por ter uma capa bonita e uma premissa interessante, mas que falha em passar de uma história que entretém para uma obra que fica no coração. E, claro, como se não bastasse, há sempre uma frase em latim, porque está na moda associar um moto em latim a um bom livro. Não é mau, mas tinha tudo para ser muito melhor. O livro ainda não está disponível em Português, mas com todo o alarido à volta do mesmo durante 2020, deve ser apenas uma questão de tempo. Três estrelas porque acredito que vou dar outra oportunidade a Silvia Moreno-Garcia devido à sua escrita que merece atenção.
 
 ★★★☆☆
 
 
 
Sinopse: Uma mansão isolada. Um aristocrata assustadoramente carismático. E uma socialite corajosa desenhada para expor os seus segredos ...

Depois de receber uma carta frenética de Catalina, a sua prima recém-casada, implorando por ajuda, Noemí Taboada segue para High Place, uma casa enigmática no interior do México.

Noemí é uma salvadora improvável: uma socialite glamourosa cujos vestidos chiques e o batom vermelho são mais adequados para um cocktail do que para investigações amadoras. Mas ela também é inteligente, com uma vontade indomável e destemida. Face a uma nova realidade, Noemí não tem medo do novo marido de Catalina que é ameaçador e atraente; do sogro, o antigo patriarca que parece fascinado por Noemí; e nem mesmo da própria casa, que começa a invadir os sonhos de Noemi com visões de sangue e desgraça.
 
O seu único aliado nesta morada inóspita é o filho mais novo da família, Frances. Tímido e gentil, parece querer ajudar Noemí. Existem muitos segredos por trás das paredes de High Place. A riqueza colossal da família e um império enfraquecido escondem histórias de violência e loucura. E Noemí, hipnotizada pelo mundo aterrorizante mas sedutor de High Place, poderá em breve descobrir que é impossível deixar esta casa enigmática para trás.

You Might Also Like

2 comentários

  1. Custa sempre quando a premissa promete uma coisa e, depois, o desenvolvimento não acompanha essa expectativa

    ResponderEliminar

  2. Será que merece mesmo ser lido?
    .
    Tenha um feliz fim-de-semana, com Saúde, Paz e Amor.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar

Instagram

Subscribe