Destemidas - Mulheres que Só fazem o que Querem - Pénélope Bagieu

10:05 da manhã

 

Título: Destemidas - Mulheres que Só fazem o que Querem

Autora: Pénélope Bagieu

Edição: Levoir
Adquirir: Bertrand Livreiros | Wook  (links afiliados)
 

 
 
★★★★★
 
Pelos meus anos, foi-me oferecia esta maravilha em Banda Desenhada e eu tive de me conter para não a devorar num dia. Gosto de Cartoons inteligentes, com uma pitada de humor e sumo! Pénélope Bagieu oferece-nos isto tudo na primeira parte da colecção Les Culottées
 
São histórias de mulheres que, de facto, fizeram o que quiseram e que de alguma forma marcaram a história da Humanidade. Algumas conhecia, mas muitas foram-me dadas a conhecer pela primeira vez e foi tão inspirador que não posso deixar de recomendar a mulheres, homens e a crianças. Aliás, este é o tipo de livro que vão querer ter na mesa de cabeceira para uma pequena leitura antes de dormir e aproveitarem sonhos de coragem e determinação. 

Não sei se ainda se recordam da polémica que estas histórias geraram quando a RTP passou na televisão a série animada. Muitos pais reclamaram, em especial, do episódio 19 que conta a história de Thérèse Clerc, activista homossexual francesa que defendeu o aborto como um direito das mulheres. Com a premissa de que este episódio expunha crianças e adolescentes a temáticas como a homossexualidade e o aborto, a RTP viu-se confrontada com a necessidade de adaptar a forma como o episódio seria adaptado ao público infanto-juvenil, mantendo o conteúdo original para adultos. É deveras preocupante que a nossa sociedade ainda não esteja pronta a aceitar que tanto a homossexualidade como a interrupção voluntária da gravidez sejam temáticas das quais não há necessidade de proteger as crianças. É imperativo que os mais jovens estejam informados e sejam capazes de por si próprias criarem as suas opiniões e visões sobre o mundo. Podem ler mais sobre esta situação neste artigo do Ímpar.
 
Agora há que aguardar que o segundo livro seja traduzido para Português para completar a colecção. Até lá, vou certamente assistir à série, com o seu conteúdo original, claro.
 
★★★★★
 
 
 
Sinopse: Cientistas, actrizes ou activistas, estas mulheres são destemidas, ousadas, decididas, e lutaram pelos seus sonhos. Este livro apresenta a biografia de 15 mulheres excepcionais que triunfaram perante a adversidade. Pénélope Bagieu mostra-nos aqui mulheres de ideais, épocas, idades e mundos muito distintos, que foram capazes de ir para além das convenções e preconceitos sociais.

Wu Zeitan, imperatriz chinesa que foi precursora do direito laboral; Aagnodice, médica ginecologista grega que arriscou a vida para que as mulheres pudessem exercer a medicina no seu país; ou Leymah gbowee, que lutou pela paz na Libéria e foi Prémio Nobel da Paz em 2011, entre muitas outras. Elas desejaram ser independentes, viajar, ser úteis, estudar, trabalhar, chegar ao poder de um país, ou simplesmente... salvar um farol!
 

You Might Also Like

4 comentários

  1. Já vi algumas páginas desse livro na tradução alemã.
    Algumas das mulheres apresentadas são velhas conhecidas, outras ilustres desconhecidas.
    Estou tentada a comprá-lo logo que abram as livrarias ou até mandá-lo vir pelo correio.

    ResponderEliminar
  2. Este livro já voou para a minha lista de favoritos! Também ando em falta com a série, porque é uma premissa mesmo interessante e, sobretudo, importante para alargarmos horizontes. Que bom que é podermos conhecer estas mulheres inspiradoras

    ResponderEliminar
  3. A minha mulher deve ser uma delas... :)))))

    ResponderEliminar

Instagram

Subscribe