Before the Coffee Gets Cold - Toshikazu Kawaguchi

3:43 da tarde

Título: Before the Coffee Gets Cold

Autor: Toshikazu Kawaguchi

Edição: Pan MacMillan
 
Adquirir: Bertrand Livreiros | Wook  (links afiliados)

 


 

★★★★☆ 

Este livro caiu-me nas mãos por acaso - alguém no Goodreads estava a ler e eu fui inspeccionar a sinopse. É algo que faço com frequência e o Goodreads tem sido um companheiro ao longo dos anos que me ajuda a manter os livros lidos e por ler mais ou menos listados. Assim, não hesitei em adquirir o audiobook para esta leitura e aqui estamos nós. 

Water flows from high places to low places. That is the nature of gravity. Emotions also seem to act according to gravity. When in the presence of someone with whom you have a bond, and to whom you have entrusted your feelings, it is hard to lie and get away with it. The truth just wants to come flowing out. This is especially the case when you are trying to hide your sadness or vulnerability. It is much easier to conceal sadness from a stranger, or from someone you don’t trust.

Como já referi, estudei Japonês, História e Cultura do Japão na Universidade pelo que tenho muito carinho pela Literatura do país. Assim, sou fã de leituras que tenham lugar em Tóquio especialmente, pois leva-me de volta e recordar é sem dúvida viver. Ler também. 

 We must become friends before this coffee cools.

Before the Coffee Gets Cold não é um livro de escrita poética, mas é uma história com um poder de visualização com o requinte de um Anime. Acreditem ou não, na minha cabeça a acção decorreu toda em estilo de anime e foi incrível.     

 Negativity is food for malady, one might say.

No Cafe Funiculi Funicula existe uma cadeira onde quem se senta é capaz de viajar no tempo. Se é só mais um livro de Sci-fi e viagens no tempo? Não e eu explico porquê. Existe um conjunto estrito de regras para que esta viagem possa ser feita. Em primeiro lugar, o viajante tem de perceber que não importa o que faça no passado ou no futuro, nada irá alterar o presente, ao contrário de outras histórias com viagens no tempo. Em segundo lugar, só é possível encontrar pessoas com quem se tenham encontrado no Funiculi Funicula. Em terceiro lugar, não podem sair da cadeira assim que a viagem começa, caso contrário são de imediato trazidos para o presente. Em quarto, a cadeira está ocupada o dia todo por uma mulher misteriosa que só se levanta uma vez por dia para ir à casa de banho. Em último lugar, e mais importante de tudo, durante a viagem têm de beber o café que lhes é servido antes que arrefeça. Uma trabalheira de viagem, certo? 

I was so absorbed in the things that I couldn’t change, I forgot the most important thing.

Parece uma trabalheira muito grande para se poder viajar no tempo sem que nada possa ser alterado, mas e se apesar de não conseguirem mudar nada, estavam dispostos em visitar o passado ou o futuro se isso implicasse encontrarem alguém com quem gostariam de ter uma conversa nova ou diferente? Em quatro capítulos, Toshikazu Kawaguchi dá-nos a conhecer uma viagem no tempo de quatro personagens diferentes e os motivos para as mesmas. São viagens com a esperança na manga e lições de vida para os viajantes e até para os outros clientes do café. 

 But Kazu still goes on believing that, no matter what difficulties people face, they will always have the strength to overcome them. It just takes heart. And if the chair can change someone’s heart, it clearly has its purpose.

A escrita não é poética como estava à espera e assemelha-se a um guião de teatro em algumas partes (nem sempre!), e também isso é um ponto a favor para a ideia de que se acompanha o enredo como um anime. Este é o principal motivo pelo qual não lhe atribuo cinco estrelas. De resto é uma leitura interessante e leve, mesmo quando aborda temas como Alzheimer ou a morte. 

Existe um segundo livro com outros quatro contos que já adicionei à lista de leituras, porque acho que será interessante revisitar o Funiculi Funicula.

Apesar de não ter encontrado nenhum Anime baseado nesta história, existe um filme e, claro está que irei ver.

★★★★☆ 

Sinopse: O que mudaria se pudesse viajar no tempo?

Num pequeno beco em Tóquio, há um café que funciona há mais de cem anos. Mas esta cafetaria oferece aos seus clientes uma experiência única: a oportunidade de viajar no tempo.

Em Antes que o café arrefeça, encontramos quatro visitantes, cada um com a esperança de aproveitar a oferta de viagem no tempo para: confrontar o homem que os deixou, receber uma carta do marido cuja memória foi tirada por Alzheimer , para ver a irmã uma última vez e para encontrar a filha que nunca tiveram a hipótese de conhecer.

Mas a viagem ao passado não é isenta de riscos: os clientes devem sentar-se num determinado assento, não podem sair do café e, finalmente, devem retornar ao presente antes que o café arrefeça. . .

A bela e comovente história de Toshikazu Kawaguchi explora a velha questão: o que mudaria se pudesse viajar no tempo? Mais importante, quem gostaria dereencontrar, talvez pela última vez?

You Might Also Like

1 comentários

Instagram

Subscribe