O Insecto - Claire Castillon

8:00 da tarde

No seguimento da publicação anterior, sigo com a leitura de Contos. Como referi, tenho estado doente e a semana passada levei O Insecto e Outras Histórias de Mães e Filhas da Claire Castillon como companhia enquanto estive internada. Terminei ontem a leitura e fiquei contente por ter adquirido este livro. O que nos chega é exactamente o que nos é prometido. Contos sobre relações chocantes e tóxicas entre mães e filhas. Aliás, a capa antevê logo uma leitura sombria.

(...) a cada um o seu jardim secreto (...)

Claire Castillon tem uma voz simples, mas pesada ao mesmo tempo. Os onze contos não são extensos, mas a força deles é imensa e por vezes, vi-me forçada a parar de ler para reflectir sobre as histórias apresentadas. Não é um livro com contos felizes e à medida que se avança, alguns tomam contornos macabros.

Vamos. Para casa, estamos quase lá, é no fim da artéria, como o coração, é a primeira à esquerda.

No final do livro, há uma curta entrevista à autora que também gostei de ler. Castillon informa que se trata de um livro pouco romanceado e que muitas das histórias são inspiradas em pessoas e situações reais. Ainda me chocou mais, pois há histórias de relações entre mães e filhas muito violentas e que nos desconfortáveis.

Com a idade, as emoções suavizam-se. Para já, basta definir a natureza do medo e evitá-lo a tempo.

Para mim, que adoro a minha Mãe e que tenho uma relação tão estreita e especial com ela, custou-me ver o desenlaçar de muitas destas histórias onde as filhas e as mães a maior parte das vezes não se suportam. Alegra-me saber que o veneno que corre nestes contos nunca constou na minha relação com a minha Mãe. E desejo que esta seja a norma - que o amor entre mães e filhas seja maioritariamente cheio de cumplicidade e não como os das histórias retratadas.

Cada mal tem o seu remédio.

Esta obra não deixa de ser um abre-olhos para muitos problemas que se passam na nossa sociedade e a maior parte dos contos são uma chamada de atenção para a saúde mental e como relações familiares tóxicas têm o poder de moldar as nossas personalidades e vidas.

Muitas vezes, diz ao meu pai que daqui a dez anos terá acabado tudo. Eles. A vida. 

Dei quatro estrelas a O Insecto de Claire Castillon.

Podem adquirir na Bertrand Livreiros por 2.90€.

Se utilizarem o link acima, estarão a apoiar o blog e eu vou ficar-vos muito grata.

Boas Leituras!

P.S.: Não sei se já notaram que o blog tem um novo look. Digam-me se gostam!

You Might Also Like

1 comentários

  1. Fiquei tão curiosa com esta obra! Embora também sinta que me vá custar ler alguns desses contos, porque a relação com a minha mãe é muito próxima.

    Adoro as mudanças *-*

    As melhoras

    ResponderEliminar

Instagram

Subscribe