The Guest List - Lucy Foley

8:00 da manhã

Título: The Guest List

Autora: Lucy Foley

Edição: HarperCollins Publishers
Adquirir: Bertrand Livreiros | Wook  (links afiliados)

 


★★★☆☆

But it’s all about the moment, a wedding. All about the day. It’s not really about the marriage at all, in spite of what everyone says.

Casamentos! O dia idealizado por muitos e aquele que normalmente é relembrado como o dia perfeito. The Guest List começa com um apagão em pleno Copo D'água de Jules e Will. Quando as luzes regressam, o silêncio instala-se com a descoberta de um corpo cuja identidade Foley mantém secreta de nós. E então, regressamos ao dia anterior. É um estrondo de introdução. Pelas vozes de várias personagens, assistimos ao desenrolar de um desfecho improvável num dia em que flashes e sorrisos imperam.

And I'm not worried about it being haunted. I have my own ghosts. I carry them with me wherever I go.

 Jules é dona de uma revista, profissional dedicada e lutadora para sobressair aos olhos da mãe e vingar sem o apoio do pai rico. Will é uma estrela de televisão de sorriso fácil e beleza invejável. Poucos meses depois de se conhecerem, decidem dar o nó. Juntamente com os convidados, rumam a uma ilha remota para uma festa que promete ser de arromba.

In my experience, those who have the greatest respect for the rules also take the most enjoyment in breaking them.

A ideia do enredo está muito gira: alguém morre e o leitor é convidado a descobrir quem através dos relatos de alguns dos participantes da boda. A escrita de Foley é simples e de leitura fácil apesar das personalidades tão diferentes dos intervenientes. Contudo, a meio do livro, as coincidências que unem as diversas personagens à vitima deixaram-me de pé atrás. Sim, tudo faz sentido, mas são um bocadinho demais o que dificulta a credibilidade de este ser um thriller que podia ser uma história real. 

★★★☆☆

Sinopse: A noiva, a acompanhante, o padrinho, a organizadora do casamento, a dama de honor e o corpo.

Numa ilha na costa da Irlanda, os convidados reúnem-se para celebrar duas pessoas que unem as suas vidas como uma só. O noivo: bonito, charmoso e estrela da televisão em ascensão. A noiva: inteligente e ambiciosa, editora de revistas. É um casamento de celebridades: o vestido de estilista, a localização remota, as lembranças luxuosas, o whisky caro. A rede de telemóvel pode ser irregular e as ondas podem ser fortes, mas cada detalhe foi planeado e executado com habilidade.

Mas a perfeição é para planos, e as pessoas são demasiado humanas. Quando o champanhe é servido e as festividades começam, ressentimentos e ciúmes mesquinhos começam a misturar-se com as reminiscências e votos de boa sorte. Os padrinhos começam o jogo da bebida desde os dias de escola. A dama de honor, não tão acidentalmente, estraga o seu vestido. O amigo mais velho (homem) da noiva faz um brinde desconfortavelmente carinhoso.

E então alguém aparece morto. Quem não desejou bem ao casal feliz? E talvez mais importante, por quê?

 

You Might Also Like

2 comentários

  1. Que pena! De facto, a premissa é mesmo intrigante e tinha tudo para resultar bem :/

    ResponderEliminar
  2. Mais um livro a que prestarei atenção futuramente, e que ainda não conhecia! Óptima sugestão!
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar

Instagram

Subscribe