Silver Sparrow - Tayari Jones

11:15 da manhã

Título: Silver Sparrow

Autora: Tayari Jones

Edição: WORKMAN PUBLISHING
Adquirir: Bertrand Livreiros | Wook  (links afiliados)

 

 Sinope: Com a frase de abertura de Silver Sparrow, "O meu pai, James Witherspoon é bígamo", Tayari Jones revela uma história de tirar o fôlego sobre a decepção de um homem, a
cumplicidade de uma família e duas adolescentes apanhadas no meio.

Situado em um bairro de classe média em Atlanta na década de 1980, o romance gira em volta das famílias de James Witherspoon - a pública e a secreta. Quando as filhas de cada família se encontram e fazem amizade, apenas uma delas sabe que são irmãs. É uma relação destinada a explodir quando segredos forem revelados e ilusões quebradas. Enquanto Jones explora os bastidores das personagens ricas e imperfeitas, também revela a alegria e a destruição que elas trouxeram para a vida uma da outra.

No centro de tudo isso estão as duas meninas cujas vidas estão em jogo e, como as melhores escritoras, Jones retrata a fragilidade dos seus personagens com autenticidade crua enquanto buscam o amor, exigem atenção e tentam imaginar-se como mulheres.

 


Opinião:
  

★★★★★

Olá! Antes de mais, um obrigada a todos os que se mantiveram desse lado durante esta longa ausência. Estou grata por ainda passarem aqui e deixarem o vosso contributo super positivo e que me enche o coração. Vamos a mais uma opinião? 

Se Janeiro foi um mês de poucas leituras para mim, bastou uma noite de insónia para terminar Silver Sparrow, pelo que apesar de o ter terminado na madrugada de 01 de Fevereiro, vou contá-lo como a minha leitura de Janeiro. Perdoem a batota!

A primeira frase de um livro deve ficar-nos na memória é exactamente esse o caso de Silver Sparrow, como devem ter percebido pela sinopse.

Este é um livro de leitura rápida e fácil não só porque o mundo de Silver Sparrow tem uma base sólida e a narrativa é construída da mesma forma, mas porque Tayari embala os leitores com uma escrita honesta e bonita, sem frases ou palavras complicadas, mas com detalhes ricos e expressões que ficam no olho de quem as lê. Isto reflecte-se nas personagens e vice-versa - são pessoas como nós, com defeitos e aspirações com as quais sentimos uma afinidade quase instantânea. 

“Silver” is what I called girls who were natural beauties but who also smoothed on a layer of pretty from a jar. It wasn’t just how they looked, it was how they were. The name came from a song my mother sang sometimes when she was getting dressed to go out somewhere special. She sang along with Aretha Franklin at the end: “Sail on, silver girl… Your time has come to shine. All your dreams are on their way.” 

Dana e Chaurisse são as narradoras deste enredo complexo. Dana é a outra filha, a filha secreta de James, uma jovem bonita e parecida com a mãe Gwendolyn, uma mulher que arrebatou o coração de James em poucos minutos de conversação. Ambas estão a par da existência da "primeira" família: a esposa Laverne, com quem James casou aos 14 anos, e a filha Chaurisse. 

And this is how it started. Just with coffee and the exchange of their long stories. Love can be incremental. Predicaments, too. Coffee can start a life just as it can start a day. This was the meeting of two people who were destined to love from before they were born, from before they made choices that would complicate their lives. This love just rolled toward my mother as though she were standing at the bottom of a steep hill. Mother had no hand in this, only heart.

Ao contrário de Gwen e Dana, Laverne e Chaurisse não fazem ideia de que a "segunda" família existe e vivem felizes nesta ignorância em que James trabalha com afinco para manter. Mas, como é de calcular, até quando estão uma mulher e uma filha dispostas a serem postas de lado e em completo segredo perante a sociedade? 

"The key to life," he told me once, "is to avoid the highs and the lows. 

It's the peaks and valleys that mess you up.

Quando Dana e Chaurisse se tornam amigas, as fronteiras bem delineadas dos segredos de James são postas em causa e podem conduzir à destruição não de uma, mas de duas famílias.

People say, that which doesn't kill you makes you stronger. 

But they are wrong. What doesn't kill you, doesn't kill you.

Adorei o livro em especial devido à magia das palaras de Tayari. Nunca tinha lido nenhuma história com o tema da bigamia como chavão e penso que por isso e por nunca ter ouvido nenhum relato de uma situação semelhante não foi tema sobre o qual tivesse qualquer tipo de opinião, mas Silver Sparrow veio demonstrar como o amor e a desilusão podem andar de mãos dadas. Despertou-vos a atenção? 

 



You Might Also Like

4 comentários

  1. Fiquei mesmo muito curiosa! Acho que também nunca li algo com esse tema de base, por isso, fiquei mesmo tentada em arriscada

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia mas fiquei curiosa! <30

    www.pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderEliminar

Instagram

Subscribe