How To Pronounce Knife - Souvankham Thammavongsa

11:58 da manhã

Título: How To Pronounce Knife

Autora: Souvankham Thammavongsa

Edição: BLOOMSBURY PUBLISHING
Adquirir: Bertrand Livreiros | Wook  (links afiliados)
 

 

★★★★☆

 

Sou fã de Contos. Nem sempre foi assim, mas como eu própria gosto de escrever pequenas histórias, com o tempo este tipo de narrativa ganhou raízes. Não passa um ano em que não me dedique a dois ou três livros de Contos e este ano o primeiro foi How To Pronounce Knife. Souvankham Thammavongsa é a autora de quatro livros de poesia e esta foi a sua estreia em prosa. Nascida na Tailândia, num campo de refugiados oriundos do Laos, Souvankham cresceu e foi educada em Toronto. Não será de todo de estranhar que a sua primeira publicação de contos se foque nas vidas de refugiados do Laos. Tal como muitos dos livros que publico, não está traduzido para Português, mas fica a dica para quem quiser uma leitura leve ainda que sumarenta.

Beauty was boring. To be ugly was to be particular, memorable, unforgettable even. 

Sumarenta porque as histórias de Thammavongsa são ricas em personagens fortes e enredos interessantes com detalhes de um quotidiano que poderia ser o de todos nós. Existe um momento, quando termino um livro, em que o revejo mentalmente, em um ou dois segundos. Não sei se vos acontece. Há histórias que marcam mais do que outras, mas finalizado How To Pronounce a Knife, penso que todas elas ficaram comigo de alguma forma. É esse o poder do conto, abalar-nos em poucas páginas e causar impacto. Com uma escrita fluída, Souvankham transporta-nos para dentro destas vidas com destreza e agarra-nos à página sem dificuldade.

What she won was nothing but being right.

Este é um livro que nos obriga a pensar como é difícil para um refugiado abandonar a sua terra mãe e reestabelecer a sua vida num novo país com todos os obstáculos que isso acarreta e para os quais nem sempre estamos disponíveis para ver. Uma nova cultura, uma nova língua, os traumas do passado e os sonhos para o futuro - todos espelhados em cada um destes catorze contos.Não nos é oferecido nenhum final real em nenhuma das histórias, tratam-se de momentos e reflexões da vida de cada uma destas pessoas: mães, pais e os seus filhos.

People die sometimes, and it doesn't have to be a reason why.

Um favorito pessoal foi o conto Randy Travis em que um filho se foca na paixão platónica da mãe pelo cantor Randy Travis. Não capaz de escrever em inglês, a mãe pede-lhe ajuda para escrever cartas ao artista. Inconformado com este amor e com o facto do próprio pai não se importar em ver a esposa cantar, dançar e compará-lo ao cantor, o filho escreve cartas de ódio que a mãe assina em lao e às quais nunca obtém resposta. A paixão acaba por desaparecer após um concerto para o qual o pai gasta uma pequena fortuna para ver a mãe feliz. É um conto de reflexão sobre o que esperamos dos nossos pais e como por vezes esquecemos que, tal como nós, são pessoas com sonhos e aspirações, defeitos e mágoas.

Recomendo este livro sem reticências.

★★★★☆

 

Sinopse: Na história do título da coleção de estreia de Souvankham Thammavongsa, uma jovem traz um livro da escola para casa e pede ao pai que a ajude a pronunciar uma palavra complicada, uma troca simples com consequências inesquecíveis. Thammavongsa é uma mestre em identificar momentos como este - momentos de exposição, deslocamento e confusão que nos empurram contra os limites da linguagem.

As histórias que constituem o livro How to Pronounce Knife focam-se em personagens que lutam para se orientar em território desconhecido ou que se movem entre idiomas, culturas e valores. Um boxeador fracassado descobre o que realmente significa ser um campeão quando começa a pintar as unhas no salão da irmã. Uma jovem tenta discernir as hierarquias sociais invisíveis, mas imutáveis, numa fábrica de processamento de frango. Uma mãe ensina a filha a arte de colher minhocas.

Numa prosa tensa e visceral que a estabelece como uma das vozes mais marcantes e seguras de sua geração, Thammavongsa questiona o que significa ganhar a vida, trabalhar e criar sentido.

You Might Also Like

3 comentários

  1. Não conhecia, mas fiquei com muita vontade de ler este livro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que irás gostar. Se leres, depois diz-me o que achaste. :)

      Eliminar
  2. Não conhecia querida! <3


    www.pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderEliminar

Instagram

Subscribe