Anxious People - Fredrik Backman

2:03 da tarde

 

Título: Anxious People

Autor: Fredrik Backman

Edição: Atria Books
Adquirir: Bertrand Livreiros | Wook  (links afiliados)
 
 

★★★★★
 
Ansiedade - a palavra que veio associada a 2020 e que 2021 adoptou sem qualquer questão. Mas em Anxious People não se fala da Ansiedade da Pandemia. Fala-se de todas as outras ansiedades que já estavam instaladas muito antes do Covid-19 nos trocar as voltas. E, por estranho que possa soar, que bom que é ler sobre as coisas que nos preocupavam sem referências a máscaras e gel desinfectante! Assim sendo, já deu para perceber que Fredrik Backman me conquistou. Esta foi a primeira leitura que fiz do autor sueco, mas não será a última garantidamente. Há já uma quantidade absurda de livros deste escritor na minha lista infinita de leituras obrigatórias. Infelizmente, o livro não está disponível nem na wook nem na Bertrand, mas acredito que será algo que irá mudar em breve dado o histórico de traduções para Português das obras de Backman.

This story is about a lot of things, but mostly about idiots. So it needs saying from the outset that it’s always very easy to declare that other people are idiots, but only if you forget how idiotically difficult being human is.
 
A visita a um apartamento para venda e o roubo de um banco levam a que um grupo de pessoas seja feito refém de um ladrão pouco agressivo e super ansioso. Do outro lado da rua, dois polícias, pai e filho, abordam a situação com métodos diferentes e que colidem constantemente.

God doesn't protect people from knives, sweetheart. That's why God gave us other people, so we can protect each other.
 
Anxious People é uma comédia, um drama e um belo trabalho literário que vale a pena ter na estante! Com uma escrita fluída e uma abordagem simples, Backman prende-nos desde o primeiro parágrafo até ao último. Somos embalados com situações caricatas que, apesar de roçarem o surreal, obrigam-nos a pensar como as nossas interacções com os outros, por menores que sejam, podem ter um impacto gigante nas suas vidas.
 
That's the power of literature, you know, it can act like little love letters between two people who can only explain their feelings by pointing at other people's.
 
Cada personagem é-nos dada a conhecer através das suas ansiedades e medos. Difícil será não sentir afinidade com as mesmas, sejam elas o ladrão ou uma senhora de 87 anos que já viveu muito, mas ainda quer experimentar mais do que a vida tem para oferecer e uma garrafinha de vinho a acompanhar. O mais bonito desta leitura é a capacidade que Fredrik Backman tem em conduzir o nosso pensamento aos sapatos dos outros. Sim, mesmo longe do livro, vi-me por vezes a regressar a momentos de algumas personagens e a questionar: e se fosse eu na posição deles?
 
The truth of course is that if people really were as happy as they look on the Internet, they wouldn’t spend so much damn time on the Internet, because no one who’s having a really good day spends half of it taking pictures of themselves. Anyone can nurture a myth about their life if they have enough manure, so if the grass looks greener on the other side of the fence, that’s probably because it’s full of shit.
 
Se precisam de uma pitada de humor durante o confinamento, este é um dos livros que têm de adicionar à vossa lista. Não têm de quê! 
 
 ★★★★★
 
Sinopse: Um romance encantador sobre um crime que nunca aconteceu, um aspirante a ladrão de banco que desaparece no ar e oito estranhos extremamente ansiosos que descobrem que têm mais em comum do que jamais imaginaram.

Olhar para um imóvel não é geralmente uma situação de vida ou morte, mas uma casa aberta, um apartamento torna-se exactamente isso quando um ladrão de banco falido entra e faz um grupo de estranhos como reféns. Os cativos incluem um casal recém-aposentado que implacavelmente busca consertadores para evitar a dolorosa verdade de que eles não podem consertar o próprio casamento. Uma banqueira rica que tem estado ocupada demais a ganhar dinheiro para se preocupar com qualquer outra pessoa e um jovem casal que está prestes a ter o seu primeiro filho, mas não consegue concordar em nada, desde onde  querem viver até como se conheceram. Adicione à mistura uma mulher de 87 anos que viveu o suficiente para não ter medo de alguém de arma na mão, uma agente imobiliária nervosa, mas ainda pronta para fazer negócio e um homem misterioso que se trancou na única casa de banho do apartamento.

Cada um deles carrega uma vida inteira de queixas, mágoas, segredos e paixões que estão prestes a transbordar. Nenhum deles é totalmente quem parece ser. E todos eles - incluindo o ladrão de banco - anseiam desesperadamente por algum tipo de resgate. À medida que as autoridades e meios de comunicação cercam o apartamento, esses aliados relutantes revelam verdades surpreendentes sobre si mesmos e colocam em movimento uma cadeia de eventos inesperados.

Bem humorado, Anxious People é uma história engenhosamente construída sobre o poder duradouro da amizade, do perdão e da esperança - as coisas que nos salvam, mesmo nos momentos mais ansiosos.
 
 

You Might Also Like

6 comentários

  1. Sou uma pessoa bem mandada, por isso, este livro já está na minha lista :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah, aprovo este comentário! Aguardo a tua opinião. ;)

      Eliminar
  2. Não conhecia de todo o livro e o autor mas, pareceu-me muito bem (:

    http://arrblogs.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Oi Patrícia
    Já coloquei na minha lista; Fiquei curiosa com o que li por aqui
    Beijinhos poéticos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Gracita! Aguardo a sua opinião quando terminar de ler. :)

      Eliminar

Instagram

Subscribe