Halloween Literário - 2020

12:05 da tarde



Todos os anos, em Outubro, reservo uma das minhas leituras para o tema do Halloween. Faço-o porque desde pequena que gosto de leituras misteriosas, ficção de horror q.b. e o mundo fantástico dos vampiros e criaturas da noite. 

O outono é a minha estação do ano favorita e nada incentiva a leitura de qualquer livro, e em especial de um bom livro de nos arrepiar, do que um cobertor, uma bebida quente, o nevoeiro matinal e as folhas que caem ao sabor do vento nesta altura do ano.

Por isto mesmo, pensei que seria interessante deixar-vos algumas sugestões para que escolham um livro para lerem até ao Dia das Bruxas de 2020. Chamemos-lhe um Trick or Treat Literário, em que todas estas obras são verdadeiras Treats.

Este ano, a minha leitura é o Dracula de Bram Stoker, um clássico em que ainda não tinha agarrado, mas que estou a adorar e conto publicar a minha opinião até ao final do mês.

A minha lista de favoritos para este ano fica aqui. São sugestões que penso serem essenciais para a vossa lista de Halloween.

 

  1. Sempre Vivemos no Castelo - Shirley Jackson : já falei deste livro aqui e é um dos meus favoritos. Também criei a Playlist Literária, caso decidam ler com música. Shirley Jackson é uma mestre do horror sem recorrer à violência gráfica e a escrita é deliciosa. Trata-se de uma história pequena, com muitos detalhes e com contornos góticos e convincentes. (Bertrand | Wook)
  2. O Quarto dos Horrores - Angela Carter: Para quem prefere contos, este é o meu número um. Já o li há muitos anos, mas ainda hoje há citações que sei de cor e, de vez em quando, regresso a ele só para reler um ou outro conto que chama por mim. Há uma presença constante de nevoeiro, distorção de contos infantis, lobos (o meu animal favorito) e personagens cativantes neste pequeno livro que custa pouco mais de 5€. Carter é um génio literário que merece fazer parte de qualquer biblioteca. (Bertrand | Wook)
  3. Coraline - Neil Gaiman: A minha opinião muito favorável ficou escrita aqui, assim como a Playlist criada para esta pequena obra. Aconselhada não só a adultos, mas também para miúdos. Quem sabe uma leitura conjunta? Este livro está cheio de magia e excentricidades que deleitam qualquer fã de fantasia e terror sem vos tirar o sono. (Bertrand | Wook)
  4. Rainha dos Malditos - Anne Rice: Este é o meu livro favorito da autora que é conhecida pelas Crónicas do Vampiro e pela criação da personagem mítica de Lestat de Lioncourt. Tendo lido vários livros destas crónicas e sendo fã da Entrevista com o Vampiro, a Rainha dos Malditos é uma obra completa e que une várias personagens de Rice, tendo sido tornado num filme que mancha e deita a história por chão quando, como sempre, se quis romantizar o enredo. Se viram o filme e não gostaram, acreditem, é porque não corresponde de todo ao que foi escrito. Esta obra deve ser lida pelos fãs de vampiros. E a escrita de Anne Rice não é só cheia de cultura, como é rica em poesia. Está publicada em dois volumes separados, apesar de eu ter a edição completa num só volume e apenas encontrei à venda na Bertrand, pelo que acredito que em Português está esgotado.
  5. Rebecca - Daphne du Maurier: A minha Mãe estendeu-me este livro numa noite em que eu me tornei um terror por ter terminado a minha leitura e não ter mais nenhum dos meus livros para ler. Ela garantiu-me que ia gostar da leitura e eu estou-lhe grata por o ter feito. Rebecca é um thriller maravilhoso e talvez o verdadeiro motivo pelo qual gosto deste género de literatura. Depois disto, vi o filme por Hitchcock e estou muito curiosa com a série que vai sair. Será sempre um dos meus clássicos essenciais. (Bertrand | Wook)

 Já leram algum destes livros ou consideram ler algum? 

Digam-me qual o vosso Top 5 que aconselhariam este ano!

Boas leituras!

You Might Also Like

3 comentários

  1. Vou ter as tuas indicações em atenção, até porque ando tentada a aventurar-me mais neste género. Só não sei se o conseguirei até ao final do mês

    ResponderEliminar
  2. Ainda não li nenhum desses, apenas o Dracula que adorei.
    Obrigada pelas ideias
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Olá querida, td bem?
    Boas dicas de livros são sempre bem-vindas, eu não sou tão fã de terror, mas gosto de um bom suspense e concordo que seja ótimo no outono.
    Um beijo!

    ResponderEliminar

Instagram

Subscribe