Dark Places - Gillian Flynn

3:21 da tarde

 

Título: Dark Places | Lugares Escuros

Autora: Gillian Flynn

Edição Portuguesa: Bertrand Editora
Adquirir: Bertrand Livreiros | Wook  (links afiliados)
 
Sinopse: Libby tinha sete anos quando a mãe e as duas irmãs foram assassinadas no «Sacrifício a Satanás de Kinnakee, no Kansas». Enquanto a família jazia agonizante, Libby fugiu da pequena casa da quinta onde viviam e mergulhou na neve gelada de janeiro. Perdeu alguns dedos das mãos e dos pés, mas sobreviveu e ficou célebre por testemunhar contra Ben, o irmão de quinze anos, que acusou de ser o assassino.
Passados vinte cinco anos, Ben encontra-se na prisão e Libby vive com o pouco dinheiro de um fundo criado por pessoas caridosas que há muito se esqueceram dela.
O Kill Club é uma macabra sociedade secreta obcecada por crimes extraordinários. Quando localizam Libby e lhe tentam sacar os pormenores do crime (provas que esperam vir a libertar Ben), Libby engendra um plano para lucrar com a sua história trágica. Por uma determinada maquia, estabelecerá contacto com os intervenientes daquela noite e contará as suas descobertas ao clube… e talvez venha a admitir que afinal o seu testemunho não era assim tão sólido.
À medida que a busca de Libby a leva de clubes de striptease manhosos no Missouri a vilas turísticas de Oklahoma agora abandonadas, a narrativa vai voltando atrás, à noite de 2 de janeiro de 1985. Os acontecimentos desse dia são recontados através da família de Libby, incluindo Ben, um miúdo solitário cuja raiva contra o pai indolente e pela quinta a cair aos pedaços o leva a uma amizade inquietante com a rapariga acabada de chegar à vila.
Peça a peça, a verdade inimaginável começa a vir ao de cima, e Libby dá por si no ponto onde começara: a fugir de um assassino.
 
 
Opinião: 
 
★★★★★

Gillian Flynn é das minhas autoras favoritas. Depois de ler Gone Girl (Em Parte Incerta), Sharp

Objects (Objectos Cortantes) e The Grownup (Pequenos Vigaristas); esta era a leitura que me faltava. Demorei a agarrar neste livro pelo mesmo motivo que acredito que muitos de vós lhe possam torcer o nariz: rituais satânicos. Então, o ano passado adquiri o audiobook que ficou a marinar na pilha de não lidos até esta semana. 
 
I was not a lovable child, and I'd grown into a deeply unlovable adult. Draw a picture of my soul, and it'd be a scribble with fangs.

Não se assustem, não vai ser as pequenas menções ao satanismo que vos vão assustar. Temos em mãos mais uma brilhante personagem construída pelas palavras de Flynn - Libby Day é uma heroína com quem nos vamos irritar e mal-dizer, mas por quem vamos também torcer para que vença. Com uma personalidade vibrante, Libby é uma pessoa marcada pela dor e trauma dos eventos que levaram à prisão do irmão Ben e pelas mortes das irmãs e da mãe. Cresce pronta a enfrentar o mundo apesar das dificuldades e do protagonismo que paira sobre si à conta da história macabra por detrás da sua sobrevivência.  

The truly frightening flaw in humanity is our capacity for cruelty - we all have it.

Gillian Flynn traz-nos um Thriller muito bem construído em que uma vez mais é preciso denotar a sua brilhante capacidade de fazer o leitor visualizar todo o cenário através de pequenos detalhes que o compõem assim como as vozes únicas que cria para cada personagem, dando-lhes uma dimensão credível.
 
I have a meanness inside me, real as an organ. Slit me at my belly and it might slide out, meaty and dark, drop on the floor so you could stomp on it.
 
Há muito tempo que não lia um thriller tão bom e agora estou curiosa em ver o filme. Descobri ontem que existe e que é protagonizado pela Charlize Theron, uma das minhas actrizes favoritas, e a participação da Christina Hendricks, uma favorita desde os tempos de Mad Men. 
 

 
 
Boas Leituras!

You Might Also Like

2 comentários

  1. Tenho o livro Objetos Cortantes na minha lista, há bastante tempo. Mas já percebi que também vou ter de acrescentar este *-*

    ResponderEliminar
  2. Não conheço a autora.
    Mas conheço a Charlize Theron (qual é o homem que não conhece?)

    ResponderEliminar

Instagram

Subscribe