Darling Rose Gold - Stephanie Wrobel

6:20 da tarde

Título: Darling Rose Gold | A Minha Querida Rose Gold
Autor: Stephanie Wrobel
Edição Portuguesa: Editorial Planeta
Adquirir: Bertrand Livreiros | Wook  (links afiliados)
 
 
 
Sinopse:
 
Durante os primeiros dezoito anos da sua vida, Rose Gold acreditou que estava muito doente. Era alérgica a tudo, usava uma cadeira de rodas e vivia praticamente no hospital. Os vizinhos faziam o que pod
iam para ajudar. Organizavam angariações de fundos, ofereciam consolo, mas, por mais médicos que consultasse, exames e cirurgias que fizesse, ninguém conseguia perceber o que se passava com ela.
 
Acontece que afinal Patty, a mãe de Rose, é uma exímia mentirosa.
 
Depois de cumprir cinco anos de prisão, Patty não tem para onde ir e pede à filha que a receba em sua casa. A comunidade fica chocada quando Rose Gold aceita. Patty insiste que a única coisa que quer é a reconciliação. Garante que perdoou Rose por a ter denunciado e testemunhado contra ela em tribunal. Mas Rose Gold conhece a mãe, Patty Watts acerta sempre as suas contas. Infelizmente para Patty, Rose Gold já não é a sua débil e querida menina... E esperou muito tempo pelo regresso da mãe a casa.

Uma fascinante história de obsessão, reconciliação e vingança de um incrível novo talento literário.
 
 
Opinião: 

Tinha algumas dúvidas em relação a este livro. Ganhou alguma fama no Instagram ao mesmo tempo que o My Dark Vanessa e na altura, apesar de ambas as capas partilharem de borboletas, uma era bastante obscura e a outra cor-de-rosa. Eles bem dizem que não se deve julgar um livro pela capa, e Darling Rose Gold é um bom exemplo. 
 
The bond between a mother and daughter is sacred. You know better than anyone that no matter how awful they are, we still find it in our hearts to love them.
 
Para quem não sabe, a autora Stephanie Wrobel inspirou-se no caso de "Dee Dee" Blanchard e Gypsy Rose Blanchard. O caso foi muito polémico nos EUA. Dee Dee era a mãe de Gypsy Rose, uma menina bastante doente desde os quatro anos: atrofia muscular, dificuldades auditivas e visuais, graves problemas de estômago e intestinos, entre outros. Dee Dee foi retratada como uma mãe cuidadosa que se manteve ao lado da filha para cuidar dela 24 horas por dia e ambas receberam vários apoios de instituições para melhorar a qualidade de vida de Gypsy. 
 
It was easier to manipulate someone if they didn’t perceive you as a threat.
 
Até ao dia em que o corpo de Dee Dee Blanchard ser encontrado sem vida na casa onde ambas viviam, esfaqueada. Gypsy Rose Blanchard não foi encontrada e todos os vizinhos e amigos acreditaram que se tratava de uma questão de tempo até encontrarem o corpo de Gypsy Rose. Para choque destes e do resto do mundo, Gypsy Rose estava viva e bem de saúde. Não só não sofria de todas as doenças que a mãe garantia que sofria, mas não havia sido magoada por ninguém. Gypsy Rose fugiu de casa com o namorado Nick, que apunhalou Dee Dee nessa noite.
 
The miracle of life is a lot less interesting when it’s someone else’s miracle.

Esta trágica história tem influenciado muitos escritores e realizadores. A série The Act da Hulu, que passa na HBO, conta a história da família Blanchard. Ainda não assisti, mas já está na minha lista de séries a ver.

We all make mistakes. You can always start fresh.

Adquiri o audiobook ainda não tinha saído a edição da Editorial Planeta, mas demorei a chegar a esta leitura. Não demorei a concluí-la, contudo. É uma leitura fácil, apesar do tema. Apesar de inspirada na história de Gypsy e Dee Dee, o enredo é diferente dos factos acima relatados e como explicado na Sinopse do livro.
 
 Denial is as good a strategy as any. The word suggests obliviousness, a refusal to see the truth. But there’s a mighty big difference between someone who won’t see the truth and someone who won’t tell it. People are much more inclined to forgive you if you act like you didn’t know any better.
 
A Minha Querida Rose Gold é um thriller de linguagem simples, mas cuidada e que envolve o leitor desde o primeiro parágrafo até ao final. Capítulo sim, na voz de Patty Watts no presente, capítulo não na voz de Rose Gold no passado, após a mãe ser presa. Achei esta abordagem interessante. Várias vezes durante a leitura somos confrontados com atitudes de ambas as personagens que consideramos serem pistas para problemas mentais. Vou ser sincera, não consegui encontrar nenhuma personagem de quem gostasse a cem por cento e nunca senti que em algum momento estivesse a torcer para que as coisas corressem bem. É um daqueles livros de leitura fácil em que nos mantemos atentos porque já sabemos que algo vai correr mal, só não temos a certeza do quê.
 
Patty deixa a prisão após cumprir pena pelos abusos que levaram a que Rose Gold fosse hospitalizada constantemente e vai viver com a filha. Acontece que Rose Gold, agora também ela mãe, tem a sua própria agenda para se vingar de Patty. 
 
It’s been almost twenty-five years since my last baby. In seconds his tiny fingers will be wrapped around mine.
 
Dei quatro estrelas a Darling Gold Rose e aconselho.
Já leram ou conheciam a história? 

Boas leituras!


You Might Also Like

7 comentários

  1. Ainda não tinha lido grande feedback sobre este livro, mas deixaste-me muito curiosa!

    ResponderEliminar
  2. Olá. Acredito que seja um livro fascinante de ler.
    Fiquei seguidor
    .
    Saudações poéticas

    ResponderEliminar
  3. Sugestões que registo com todo o agrado.

    ResponderEliminar
  4. Olá Patricia querida


    Ainda não li, mas vai para minha lista com certeza.


    Beijos
    Ani

    ResponderEliminar
  5. Esse livro deve ser interessante. Pela resenha com certeza vou adorar a estória. Fiquei bem curiosa, já anotei na minha lista.
    Amei e já estou ficando por aqui.
    Um beijo e boa noite!

    ResponderEliminar
  6. Não li e, pela descrição, parece ser uma sugestão de leitura interessante.
    Bom fim de semana, querida amiga.
    Beijo.

    ResponderEliminar

Instagram

Subscribe