Coraline - Neil Gaiman

12:00 da tarde


Título: Coraline
Autor: Neil Gaiman
Edição Portuguesa: Editorial Presença
Adquirir: Bertrand Livreiros | Wook  (links afiliados)
 
 
Sinopse:
Na nova casa de Coraline Jones existem vinte e uma janelas e catorze portas. Treze podem-se abrir livremente mas uma está sempre fechada. Certo dia, Coraline decide investigar o que existe para lá desta porta misteriosa, e descobre uma passagem secreta para outra casa exactamente igual à sua, contudo muito diferente…

Nesta casa encontra uma série de coisas deveras estranhas: anjos flutuantes, livros com imagens que se contorcem, crânios de pequenos dinossauros que batem os dentes quando ela passa, uma caixa repleta de brinquedos falantes, e, imagine-se, outros pais exactamente iguais aos seus!

Este casal, inicialmente simpático, revela-se capazes de tudo, até mesmo de aprisionar os verdadeiros pais de Coraline num espelho… Conseguirá Coraline salvá-los e regressar ao mundo real? 


Opinião:
 
“Mirrors,' she said, 'are never to be trusted.” 
 
Sou fã de fantasia, mas também sou muito crítica. Não é qualquer mundo que me envolve, nem qualquer história. Por isso, demorei muito tempo a pegar no Coraline - porque a fasquia era alta e receava não gostar do livro. É impressionante como consegui manter-me afastada de spoilers tanto tempo: ler em 2020 um livro publicado em 2002. Levei 18 anos a render-me ao Coraline e no entanto a leitura deste pequeno livro durou uma só batida do meu coração, parece. Este é o tipo de fantasia que para mim vale a pena ler - salpicado com humor, toques de Edgar Allen Poe, Angela Carter, Shirley Jackson e aquele toque gótico d'O Corvo e das histórias do Tim Burton. Já tinha lido Neil Gaiman, mas nunca tinha ficado encantada até ler Coraline
 
I don't want whatever I want. Nobody does. Not really. What kind of fun would it be if I just got everything I ever wanted just like that, and it didn't mean anything? What then?
 
É um livro para todas as idades, na minha opinião. Gaiman começou por escrever o livro em 1992 para a filha Holly, mas só o terminou seis anos depois, para a filha Maddy, inspirado pela casa para onde se mudaram em 1987. Coraline Jones é uma menina curiosa, como é natural na sua idade e que adora explorar o desconhecido. Quando o desconhecido se torna assustador, ela aprende muito sobre si - sobre a coragem que não sabia ter, sobre o amor dos laços familiares e a amizade. 

“What's your name,' Coraline asked the cat. 'Look, I'm Coraline. Okay?'
'Cats don't have names,' it said.
'No?' said Coraline.
'No,' said the cat. 'Now you people have names. That's because you don't know who you are. We know who we are, so we don't need names.”
 
Existem várias edições do livro, nos links afiliados coloquei a edição da Editorial Presença, mas eu li a edição em Inglês da Bloomsbury com as ilustrações de Chris Riddell. Comprei esta edição de propósito porque adorei as ilustrações. Penso que a mesma foi traduzida para Português no Brasil, mas não em Portugal, o que é uma pena, porque é mesmo bonita. 
 
“It is astonishing just how much of what we are can be tied to the beds we wake up in in the morning, and it is astonishing how fragile that can be.” 
 
Apenas lamento só ter tido coragem de pegar neste livro agora. Como é de calcular, recebeu cinco estrelas no Goodreads. À medida que fui lendo, criei também uma Playlist no Spotify, que podem usar para vos acompanhar na vossa leitura, caso desejem. Para quem não leu ainda nada de Gaiman, este é um bom livro para se começar.  
 
'Because,' she said, 'when you're scared but you still do it anyway, that's brave.'

 
Agora só me resta ver o filme!
 
 
 
Boas Leituras!



You Might Also Like

8 comentários

  1. Fantasia não é um género que me atraia muito, confesso, mas deixaste-me bastante curiosa com esta obra!

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde tudo bem? Sou brasileiro e procuro novos seguidores para o meu blog. E seguirei o seu com prazer. Novos amigos também são bem vindos, não importa a distância. Sou o seguidor número 16 e estou a abordo.

    https://viagenspelobrasilerio.blogspot.com/?m=1

    ResponderEliminar
  3. Mais uma sugestão que registo com todo o agrado.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Olá Patricia querida

    Eu já li esse livro e gostei muito.
    Sua resenha ficou maravilhosa.

    Beijos
    Ani

    ResponderEliminar
  6. Nunca li o livro nem o filme. Parece ser interessante.

    Bom fim de semana!

    OBS.: O JOVEM JORNALISTA está em quarentena de 22 de julho à 31 de agosto, mas comentarei nos blogs amigos nesse período. Mesmo nesse período, temos dois novos posts. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar
  7. Não li.
    E também não sou fã de fantasia...
    Bom fim de semana, querida amiga.
    Beijo.

    ResponderEliminar

Instagram

Subscribe