The Great Gatsby - Playlist

7:34 da tarde

Já está disponível a minha Playlist para a leitura do Grande Gatsby e basta clicarem aqui.

Talvez o outono seja culpado por trazer ao de cima a vontade de ler uma obra onde o amor não vence, mas a leitura arrebatou-me. A escrita de Fitzgerald é simplesmente soberba e eu não consegui largar o livro, apesar de parte dele ter sido lido em Tavira e como é óbvio, com poucas pausas para leitura. 

Adorei, como seria de esperar, o nosso Jay Gatsby
(o seu "old sport" que agora quero usar com os meus amigos só pelo gozo mas não faço o porque eles não iriam compreender), o mistério, as festas e a luta para se enquadrar no patamar da classe da mulher que ama. Também como já devem ter calculado, detestei por completo a bela Daisy Buchanan compreendendo que somos muito do ambiente em que nascemos e crescemos. Não passou de uma menina que cresceu para ser uma mulher mimada e sem qualquer respeito pelos sentimentos de Jay, ou de qualquer outra pessoa, na verdade. Até mesmo na cena em que a filha aparece, achei tudo tão teatral. Teatral. Daisy Buchanan representa a pessoa que age como se a vida fosse um palco com um holofote sobre ela e apenas ela, o resto são sombras e adereços. Escusado será falar de Tom Buchanan: intragável do inicio ao fim. E claro, senti uma grande afinidade com o Nick Carraway.

Já quando terminava a leitura do livro, a empregada de mesa do café onde estava perguntou-me se estava a gostar. Disse-lhe que sim. A escrita de Fitzgerald encantou-me do inicio ao fim. Ela confessou não ter gostado do filme, daí não ter lido o livro. Não deixa de ser engraçado que publico a lista de músicas exactamente no mesmo dia em que vi a versão de Baz Luhrmann. Não desgostei da abordagem. Não sou a típica leitora que diz "O livro é melhor". O filme é uma adaptação e temos de ter isso em conta. Confesso apenas que não gostei muito da prestação do Leonardo DiCaprio como Gatsby e que fiquei encantada com a Carey Mullingan (como sempre, porque a adoro). Não deixa de ser curioso que em termos de personagens, as minhas preferências mudem no que toca ao filme e ao livro. Mas, claro, representação é outro tema o qual não vou comentar e, não me interpretem mal, venero DiCaprio. Simplesmente não me pareceu ser o seu melhor filme. 

Aproveitem a Playlist. Aproveitem o livro. O filme. Tudo!

“So we beat on, boats against the current, borne back ceaselessly into the past.”

You Might Also Like

0 comentários

Instagram

Subscribe